google-site-verification: googled5a38144460aaa94.html Almeirão roxo - #mensagens diversificadas |md|

Hot

Pesquisar

25/01/2016

Almeirão roxo

Almeirão roxo:



"Estas mudinhas trouxeram de Fartura e, embora a planta prefira as temperaturas mais amenas do outono e inverno, estão indo muito bem aqui no meu quintal com esta chuvinha boa "...
. Lá no sítio elas nascem espontaneamente na roça de café. E são lindas. Ainda que a gente o chame de almeirão roxo, só as nervuras são arroxeadas, mais para o vermelho colorido de antocianinas. ..."adultas, as folhas chegam a uns 30 centímetros "......pode-se comê-las  :pura, inteira, bem frescas, direto do péSão amargas, mas não muito e têm retrogosto adocicado. Mas por lá o que não falta é salada feita com ela, tomatinhos caipiras, cebolinha verde e limão rosa. Às vezes vai pra panela. Jogada sobre azeite com alho frito e mexida só para aquecer e murchar. Aceita bem uns pedacinhos de bacon. Para quem não sabe, o almeirão (Cichorium intybus L.) é da mesma família da alface, do dente-de-leão e da serralha, a das AsteraceasÉ originário da Europa Mediterrânea e cresce espontaneamente em grande parte da Ásia e norte da África. Pertence ao mesmo gênero da chicória(Cichorium) e à mesma espécie da catalônia - ambos são variedades de C. intybus. 
..."na Itália tanto o nome radicchio comocicoria se aplicam para as chicórias em geral (escarola, frisée, endívia, almeirão). No Brasil é também conhecido como “chicória amarga” ou “chicória selvagem”. "No Rio Grande do Sul, o almeirão é uma das chicórias mais consumidas pelos imigrantes italianos e é conhecido como radice - uma corruptela de radicchio. Em castelhano também se diz amargón. E é justamente por isto que gosto do almeirão - pelo amargor, dado por substâncias presentes na seiva de toda a planta. É uma de suas características mais marcantes e é por isto também que atribuem à verdura virtudes medicinais como estimulante do apetite, diurético e hepatoprotetor. Na foto acima dá pra ver todos os veios coloridos de vermelho - por dentro deles percorre, da raíz às folhas, o látex amargurado por vários compostos diferentes - na raiz, a lactucopicrina, cicorina, lactucina, intibina, inulina entre outras; nas folhas, colina, arginina, inulina, etc. Sabe-se que na Roma antiga ele era usado mais como medicamento. Mas, sorte nossa que agora podemos ter as duas coisas juntas. Claro, sorte apenas para os que amam."


Por : 




veja mais:


Almeirão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaAlmeirão
Almeirão

Almeirão
Classificação científica
Reino:Plantae
Clado:angiospérmicas
Clado:eudicotiledóneas
Ordem:Asterales
Família:Asteraceae
Género:Cichorium
Espécie:C. intybus
Nome binomial
Cichorium intybus
O almeirão (Cichorium intybus intybus) é uma variedade de chicória-comum, da família das Asteraceae. Muito semelhante às outras chicórias-comuns, delas se diferencia por possuir folhas mais alongadas, mais estreitas, recobertas por pelos e com sabor amargo mais pronunciado.

Referências

Ligações externas

Ícone de esboçoEste artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço





Saiba também:



Planta comestível.
Na França  chamam-na de Oseille (em gíria = dinheiro), quando se parte a folha, por dentro é vermelho sangue, e mancha tudo. 
Uma delícia em sopas ou temperos e mesmo na salada !

fonte: facebook



Gostando do artigo, deixe sua idéia!Que tal?Comentem sobre o artigo, suas opiniões, as quais são importantes para nosso site!
- Tirem suas dúvidas através de contatoou através de:nosso formulário de comentários aqui!!!

Att.Equipemensagensdiversificadas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

mensagens

Post Top Ad